Review do livro Manual De Mecatrônica

Review de coisas

Capa do livro na versão impressa

       Olá pessoal, tudo bem com vocês? Bom, o primeiro post sem ser a introdução do blog vai ser sobre um assunto polêmico. O objeto analisado será o livro Manual De Mecatrônica - Automação, robótica e controle cujo autor é o famoso Newton C. Braga, conhecido por seus livros técnicos de qualidade. Se você pretende comprar este livro não compre antes de ler este post.
Bom, sem mais delongas vamos ao review...

       O livro quando chegou e eu pude ler fiquei espantado pela falta de qualidade em vários aspectos, tanto na parte estética quanto na parte do conteúdo apresentado. Então, resolvi logo tomar uma providência e enviei um e-mail para o autor e para o site onde comprei o livro. Segue abaixo o e-mail enviado com as fotos comprovando o que foi escrito:



       Bom dia, este email é referente à compra do livro Manual de Mecatrônica Automação, Robótica e Controle do autor Newton C. Braga. Gostaria de ressaltar que sempre fui fã do trabalho do autor desde que comprei meu primeiro livro sobre eletrônica (Eletrônica básica para Mecatrônica, do mesmo autor) e sempre usei o site do autor para consultas quando achava alguma passagem em um livro muito vaga ou mesmo quando estava com dificuldade para assimilar alguma ideia.
       Todavia, após a compra do livro Manual de Mecatrônica Automação, Robótica e Controle minha visão sobre o autor foi alterada drasticamente. Pude notar diversos erros, não apenas de linguagem, como em algumas fórmulas presentes na obra, onde mais adiante citarei alguns exemplos encontrados.
       Uma crítica que gostaria de fazer é em relação à superficialidade das informações e explicações presentes no texto. Aparentemente o autor não se preocupou em detalhar melhor os tópicos, o que é essencial para um leitor que como eu pretendo me tornar um engenheiro, logo busco conhecimento através de livros técnicos e científicos. Outro ponto que merece destaque é a não necessidade de tabelas como “Valores de PI”, “Logaritmos importantes” (?), “Potências de 2”, entre outras...

        Alguns dos problemas encontrados:

● Erro de tradução: “[...] forces.”. Página 81.
● Erro na fórmula: “Fxdr=Rxdr”. Página 82. Deveria ser Fxdf=Rxdr levando em consideração a figura.
● Erro na fórmula: “VM= F⁄E”. Página 82. Na legenda abaixo da fórmula não consta nenhum E, todavia estão presentes os símbolos VM, R e F.
● Erro no texto: “[...] Podemos associar diversas polias formando assim uma falha”. Página 84. Deveria ser: Podemos associar diversas polias formando assim uma TALHA.
● Problema em quase todas as vezes em que vai aparecer alguma unidade que envolva graus no símbolo ◦.
● Erro no texto: “[...] deve-se considerar duas situações ao se utiliza um motor DC: [...].“ Página 127. O verbo está conjugado de maneira errada, recomendaria ao autor uma maior consideração para este tipo de detalhe que faz toda a diferença para um leitor atento.

        E estes foram os erros encontrados na pequena parcela do livro que eu consegui ler, em grande parte esta desmotivação pela leitura foi causada por esta infinidade de erros, informações desnecessárias (qual a necessidade de uma tabela de conversão de Watt para HP com vários valores sendo que o único valor realmente necessário é o para a unidade, a tabela encontra-se na página 108) e principalmente pela configuração estética das páginas. O índice está desconfigurado, as figuras ora tem qualidade ora perdem esta qualidade como se tivessem sido retiradas da internet. Diria que o livro em relação à aparência parece ter sido produzido no Word sem a menor preocupação com a estética, logo recomendaria que em futuras edições fosse utilizado o LaTeX que é a verdadeira ferramenta de produção de textos técnicos.
    Concluindo, gostaria de dizer que me sinto totalmente lesado em relação a esta compra e completamente sem confiança para realizar novas compras de livros do autor e de sua editora, assim como do site onde esta compra foi feita. Que providências sejam tomadas.
       Citando Shakespeare: “[...]leva-se anos para construir confiança e apenas segundos para destruí-la[...]”.

Obs.: Seguem em anexo fotos que comprovam os erros apontados acima.


    



      Enfim, para concluir eu NÃO recomendaria que vocês comprassem este livro, ao menos enquanto ele está na sua primeira edição. O autor ao responder meu e-mail disse que ainda vai alterar algumas coisas no livro, inclusive as partes que eu comentei, então é esperar para ver né. O site que eu comprei o livro foi o Clube de Autores e depois desta primeira aquisição não pretendo comprar lá novamente.

Comentários